A ISO 9001 (International Organization for Standardization ou Organização Internacional para Padronização) é um sistema de gestão com o intuito de garantir a otimização de processos, maior agilidade no desenvolvimento de produtos e produção mais ágil a fim de satisfazer os clientes e alcançar o sucesso sustentado. É uma organização não governamental que foi fundada em 1947, sendo a sua sede em Genebra, Suíça. A ISO é formada por organismos normalizadores nacionais e os países participantes representam mais de 95% da produção mundial.
O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) funciona como um instrumento para ajudar o gestor a encontrar e corrigir processos ineficientes dentro da organização. Além disso, a ISO 9001 é uma forma de documentar a cultura da organização, permitindo que o negócio cresça mantendo a qualidade dos bens e serviços prestados.
A ISO 9001 é a Norma Internacional de Gestão da Qualidade, responsável por definir os requisitos para gerenciamento de processos, estabelecendo compromissos com a melhoria contínua. A sua aplicabilidade além de fácil, permite às organizações a obtenção da certificação internacional, desde que estejam em conformidade e evidenciem o cumprimento dos requisitos desta Norma.
A Norma ISO 9001:2015 é baseada no PDCA, uma ferramenta de gestão que visa promover a melhoria continua dos processos, voltando-se para a causa do problema e não para as consequências. Assim, torna-se possível otimizar os planos de ações para atingir os resultados desejados com mais eficácia e qualidade.
As quatro ações do PDCA foram baseadas nas seguintes ações: Planejar, Fazer, Checar e Agir. Essa metodologia é focada na análise e mudanças de processos, caso seja necessário, no decorrer dos procedimentos fazer alguma alteração ou mudança, contribuindo para o melhor desenvolvimento de cada processo da organização.
A Gestão da Qualidade é parte integrante da administração geral de uma organização, pois perpassa diversos processos, atividades e áreas da organização, sejam elas operacionais, administrativas, finanças, qualidade, manutenção, compras, entre outros.
Por isso, são necessários esforços de todas as áreas da organização para coordenar a estrutura, as responsabilidades, as práticas, os procedimentos, os processos e recursos para implementação de políticas, objetivos e metas nos níveis pertinentes da organização.
São os inúmeros os benefícios da implementação da ISO 9001 em uma organização. O principal deles é o diferencial competitivo que uma empresa que implementou e obteve a certificação ISO 9001 passa a ter.
Conquistar a certificação representa um atestado de reconhecimento nacional e internacional à qualidade do trabalho, pois a ISO 9001 assegura boas práticas de gestão e relacionamento entre clientes e fornecedores. Além disso, possibilita maior desenvolvimento dos colaboradores, serve como alavanca na busca pela qualidade total, propicia condições para maior competitividade no mercado, otimização de processo e a redução de custos.
Para saber mais nos envie uma mensagem ou fale conosco pelos contatos disponíveis na página.